Requisito de acesso:
Idade mínima: 18 anos.
Escolaridade: ter Ensino Fundamental completo (6º ao 9º ano).
Este curso destina-se a pessoas que procuram inserção ou reposicionamento no mercado profissional, por meio da atuação como Frentista.
Ter conhecimento em navegação na internet.
Perfil profissional de conclusão:
O Frentista é responsável pelo abastecimento de veículos automotores e/ou máquinas pesadas. Esse profissional manuseia diferentes tipos de combustíveis, verifica a troca de fluídos e filtros e a calibragem de pneus. Acompanha o recebimento e controle da qualidade de combustíveis e comercializa produtos e serviços, recebendo valores.
Atua como empregado em postos de combustíveis e serviços, podendo trabalhar em horário diurno, noturno ou em rodízios. Relaciona-se com fornecedores, clientes internos e externos, contribuindo para o trabalho em equipe, a satisfação e a fidelização do cliente.
O profissional Frentista, qualificado pelo Senac, tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas Marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Infraestrutura, cuja natureza é "manter" e pertence ao segmento Conservação e Zeladoria.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Manusear produtos e equipamentos de trabalho.
Executar procedimentos de atendimento ao cliente no abastecimento de veículos, venda de produtos e serviços.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 15 anos.
Escolaridade: ter Ensino Fundamental incompleto (6º ao 9º ano).
Este curso destina-se a pessoas que procuram inserção ou reposicionamento no mercado profissional, por meio da atuação como Operador de Caixa.
Ter conhecimento em navegação na internet.
Perfil profissional de conclusão:
O profissional Operador de Caixa é responsável por realizar procedimentos de abertura de caixa, registro de entradas de valores e saídas de produtos/serviços, prestando conta dos valores movimentados, atendimento ao público, realiza a sangria e o fechamento de caixa em parceria com o fiscal e repõem os suprimentos do caixa.
Atua em empresas de pequeno, médio e grande porte de diversas áreas de varejo, atacado, entretenimento e serviços. Trabalha em turnos alternados. Na realização de suas atividades interage com funcionários de outros setores e contribuindo para a satisfação e fidelização do cliente.
O Operador de Caixa, qualificado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas Marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, com o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é “gerir”, e pertence ao segmento de Comércio.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Orientar os clientes em relação às mercadorias, produtos e serviços.
Organizar e realizar abertura e fechamento do caixa e os processos de registro da venda de produtos/serviços.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 15 anos.
Escolaridade: ter Ensino Fundamental completo (1º ao 5º ano).
Perfil profissional de conclusão:
O Operador de Computador instala, configura e opera sistemas operacionais cliente, aplicativos de escritório e periféricos, bem como organiza a entrada e saída de dados em sistemas de informação. Atua conforme procedimentos técnicos de qualidade e atento às normas e políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual. Trabalha em equipe, orientando-a quanto à utilização dos principais aplicativos de escritório. Estabelece relações interpessoais construtivas e compreende o contexto em que está inserido, demonstrando capacidade propositiva e criativa. Atua em organizações públicas e privadas de qualquer segmento, tais como das áreas de comércio, serviços, indústria, consultoria, ensino e pesquisa, por meio da prestação de serviços temporários ou contrato efetivo.
O Operador de Computador, qualificado pelo Senac, tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas formativas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sua capacidade de transformação da sociedade.
Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade. A ocupação está situada no eixo tecnológico Informação e Comunicação, cuja natureza é "comunicar" e pertence ao segmento de Informática.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Instalar e configurar sistemas operacionais cliente, aplicativos de escritório e periféricos;
Operar sistemas operacionais cliente, aplicativos de escritórios e periféricos.
Objetivo do curso:
Este curso tem como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos e desenvolver habilidades na utilização dos recursos avançados dos aplicativos do pacote Office Word, Excel e PowerPoint, visando preparar o aluno para alcançar o mínimo exigido para executar tarefas avançadas para diversos fins, como negócios, estudos, organização pessoal e outros.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 16 anos.
Escolaridade: Ensino Médio incompleto.
É destinado a profissionais e estudantes dos diversos segmentos, interessados em aprimorar os conhecimentos sobre o tema.
Requisito/conhecimento específico: ter conhecimento básico de Word, Excel e PowerPoint.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Utilizar as ferramentas básicas e avançadas de edição de textos no Microsoft Word, seguindo os procedimentos técnicos.
Utilizar as ferramentas básicas e avançadas para criar e editar planilhas no Microsoft Excel, conforme os procedimentos técnicos.
Utilizar as ferramentas básicas e avançadas para criar e editar apresentações no Microsoft PowerPoint, conforme os procedimentos técnicos.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 15 anos.
Escolaridade: Ensino Fundamental incompleto (6º ao 9º ano).
Este curso destina-se a pessoas que procuram inserção ou reposicionamento no mercado profissional, por meio da atuação como Assistente de Pessoal.
Ter conhecimento em navegação na internet.
Perfil profissional de conclusão:
O assistente de pessoal é o profissional responsável por realizar ações de suporte à área de Gestão de Pessoas, como processos de admissão e demissão, cálculos trabalhistas e gestão de benefícios. Além disso, integra habilidades tecnológicas para maximizar a eficiência e aprimorar as práticas em sua rotina profissional.
Atua em organizações públicas, privadas, de terceiro setor, de pequeno, médio ou grande portes, de natureza e setores econômicos variados. Relaciona-se com clientes internos e externos e interage com equipes de profissionais de diversos setores no mercado nacional e/ou internacional.
O profissional qualificado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e o exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, com o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios e pertence ao segmento de Gestão.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Realizar rotinas de admissão, benefícios e demissão.
Realizar rotinas de folha de pagamento.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 15 anos.
Escolaridade: ter Ensino Fundamental incompleto (6º ao 9ºano).
Este curso destina-se a pessoas que procuram inserção ou reposicionamento no mercado profissional, por meio da atuação como Assistente Administrativo.
Ter conhecimento em navegação na internet.
Perfil profissional de conclusão:
O assistente administrativo é o profissional que realiza atividades de suporte à área administrativa, executando e controlando as rotinas e atendendo demandas de clientes e demais partes interessadas no negócio da organização. Com o objetivo de apoiar a tomada de decisão, o profissional elabora relatórios e documentos, incorporando, em todas as suas ações, as inovações operacionais e os avanços tecnológicos pertinentes à área.
Atua em organizações públicas, privadas, de terceiro setor, de pequeno, médio ou grande portes, de natureza e setores econômicos variados. Relaciona-se com clientes internos e externos e interage com equipes de profissionais de diversos setores no mercado nacional e/ou internacional.
O profissional qualificado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e o exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, com o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios e pertence ao segmento de Gestão.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do assistente administrativo:
Resumo do que vou aprender neste curso:
Executar e controlar as rotinas administrativas.
Atender às demandas de clientes e demais partes interessadas no negócio
Objetivo do curso:
Este curso tem como objetivo desenvolver a seguinte competência:
Operar sistemas operacionais cliente, aplicativos de escritório e periféricos.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 15 anos.
Escolaridade: ter Ensino Fundamental incompleto (6º ao 9º ano).
É destinado a estudantes e profissionais interessados em aprimorar o uso de ferramentas disponibilizadas em sistemas operacionais e aplicações web e desktop.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Gerenciar arquivos conforme recursos do sistema operacional cliente.
Utilizar ferramentas de pesquisa, agenda e mensagens de acordo com os serviços de internet.
Elaborar e editar textos e apresentações eletrônicas, conforme recursos dos aplicativos de escritório.
Elaborar e editar dados numéricos e gráficos de acordo com os recursos do editor de planilhas eletrônicas.
Armazenar e compartilhar dados de acordo com os requisitos da solução.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 15 anos.
Escolaridade: ter Ensino Fundamental incompleto (6º ao 9º ano).
Este curso destina-se a pessoas que procuram inserção ou reposicionamento no mercado profissional, por meio da atuação como Assistente de Marketing e Vendas.
Perfil profissional de conclusão:
O assistente de Marketing e Vendas é o profissional que dá suporte às ações desse segmento, apoiando a execução das ações planejadas e os processos de pré-venda, venda e pós-venda. Reporta pontos de melhoria, consulta ações preventivas e corretivas participando da concepção de soluções inovadoras de projetos institucionais das áreas. Atende às demandas de clientes internos e externos, relacionando-se com equipes de diversos setores.
Atua em organizações públicas, privadas, de terceiro setor, de pequeno, médio ou grande portes, de natureza e setores econômicos variados. Relaciona-se com clientes internos e externos e interage com equipes de diversos setores no mercado nacional e/ou internacional.
O profissional formado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e o exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e a capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios e pertence ao segmento de Gestão.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Apoiar a execução de estratégias de marketing.
Apoiar a execução de ações comerciais e de relacionamento com clientes.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 17 anos.
Escolaridade: cursando, no mínimo, o 2° ano do Ensino Médio.
Ter conhecimento em navegação na internet.
Observação:
Estágio supervisionado: obrigatório ter 18 anos para a realização do estágio.
Perfil profissional de conclusão:
O Técnico em Enfermagem presta assistência a indivíduos e grupos sociais, atuando na educação, promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença em todo o ciclo vital, nos diferentes graus de complexidade do ambiente e gravidade dos clientes nos diversos serviços de saúde.
No ambiente intra-hospitalar atua na assistência direta e indireta aos clientes das unidades de baixa, média, alta complexidade e de cuidados paliativos; participa de comissões de certificação de serviços de saúde, tais como núcleo de segurança do paciente, serviço de controle de infecção hospitalar, gestão da qualidade, gestão de riscos, comissões de ética de enfermagem, transplantes, óbitos e outros.
No ambiente extra-hospitalar atua em diferentes tipos de instituições, tais como ambulatórios de especialidades médicas, centros de parto normal, unidades de pronto atendimento, centros de educação infantil, escolas, instituição de longa permanência e centro de referência de atenção à saúde; atua, ainda, em instituições que prestam atendimento pré-hospitalar e serviços de diagnósticos, de resgate, remoção e transporte de clientes e em programas de saúde pública como Estratégia de Saúde da Família.
O Técnico em Enfermagem formado pelo Senac tem como pilares de sua atuação profissional a humanização na assistência em saúde, a segurança do paciente e a postura profissional; é comprometido com a produção do cuidado prestado nos diferentes contextos socioambientais e culturais em resposta às necessidades da pessoa, família e coletividade. Compõe e interage com a equipe interdisciplinar e multidisciplinar e exerce suas atividades sob a supervisão do Enfermeiro.
O profissional habilitado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Ambiente e Saúde, cuja natureza é “cuidar” e pertence ao segmento de Saúde. No Brasil, o exercício profissional é regulamentado pelo Decreto n° 94.406/87 – Regulamentação da Lei n° 7.498/86.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Executar ações de prevenção, promoção, proteção, reabilitação e recuperação da saúde.
Participar da implementação da sistematização da assistência de enfermagem.
Administrar medicamentos, soluções e imunobiológicos.
Prestar cuidados de enfermagem de higiene, conforto e monitoramento das condições clínicas.
Prestar assistência de enfermagem em saúde mental.
Prestar assistência de enfermagem no período gestacional, parto, puerpério e ao recém-nascido.
Prestar assistência de enfermagem no período perioperatório.
Atuar em programas de qualidade e certificação hospitalar.
Administrar medicamentos de alta vigilância e hemocomponentes.
Prestar assistência de enfermagem em urgência e emergência.
Prestar assistência de enfermagem em cuidados críticos.
Prestar assistência de enfermagem em cuidados paliativos.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 18 anos.
Escolaridade: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem concluído.
Perfil profissional de conclusão:
O especialista técnico em UTI presta assistência de enfermagem ao cliente crítico adulto e adolescente nos diferentes graus de complexidade e em situações de urgência e emergência, utilizando recursos tecnológicos e terapêuticos avançados, protocolos nacionais e internacionais de assistência ao cliente crítico e as melhores práticas baseadas em evidências. Esse profissional atua na recuperação e reabilitação dos processos de saúde-doença do cliente em UTIs, promovendo assistência humanizada, integral, sistematizada, segura e respeitando as necessidades humanas básicas e espirituais do cliente, da família e do responsável legal. Integra a equipe interdisciplinar e multidisciplinar da UTI e exerce suas atividades sob a supervisão do enfermeiro, participando de programas de qualidade e desempenho assistencial, visando a promover e a prevenir eventos adversos, conforme as normas nacionais e internacionais de segurança do paciente.
O especialista técnico em UTI atua em unidades de terapia intensiva, semi-intensiva, em hospitais gerais ou especializados, de gestão pública, filantrópica ou privada.
O especialista técnico em UTI formado pelo Senac tem como pilares de sua atuação profissional a humanização na assistência em saúde, a segurança do paciente e a postura profissional, sendo comprometido com a produção do cuidado intensivo nos diferentes contextos sociais e culturais em resposta às necessidades da pessoa, da família e da coletividade.
O profissional habilitado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas Marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, com o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Ambiente e Saúde, cuja natureza é “cuidar”, e pertence ao segmento de Saúde. No Brasil, o exercício profissional é regulamentado pela Lei do Exercício Profissional na Enfermagem – Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, e atende às resoluções pertinentes em vigor.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Executar assistência de enfermagem sistematizada ao cliente em estado crítico.
Prestar assistência de enfermagem a clientes críticos em situações de urgência e emergência.
Participar de programas de qualidade da assistência nas Unidades de Terapia Intensiva.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 15 anos.
Escolaridade: Ensino Fundamental incompleto (6º ao 9º ano).
Este curso destina-se a pessoas que procuram inserção ou reposicionamento no mercado profissional, por meio da atuação como Assistente de Tecnologias da Informação.
Ter conhecimento em navegação na internet.
Perfil profissional de conclusão:
O profissional Assistente de tecnologias da informação é responsável por instalar, configurar e operar sistemas operacionais cliente, aplicativos de escritório e periféricos. Atua também na manutenção preventiva dos itens de hardware, software e redes. Este profissional tem domínio na utilização de softwares de aplicativos de escritório, bem como, utiliza os recursos de internet com segurança. Trabalha em equipe, orientando-a quanto as melhores práticas no uso dos recursos de tecnologia, garantindo a segurança quanto a integridade, confidencialidade e disponibilidade das informações. Atua em organizações públicas, privadas e de terceiro setor de qualquer área de atuação seja por meio de atendimento presencial local ou remoto conforme especificidade do serviço.
O profissional, qualificado pelo Senac, tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas Marcas Formativas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Informação e Comunicação, cuja natureza é "comunicar" e pertence ao segmento de Tecnologia da Informação.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Operar sistemas operacionais cliente, aplicativos de escritório e periféricos;
Instalar e configurar componentes de hardware;
Instalar e configurar sistemas operacionais cliente, softwares e periféricos;
Configurar e operar rede local de computadores.
Requisito de acesso:
Idade mínima: 16 anos.
Escolaridade: ensino fundamental completo (1º ao 5º ano).
Este curso destina-se a pessoas que procuram inserção ou reposicionamento no mercado profissional, por meio da atuação como Depilador.
Perfil profissional de conclusão:
O Depilador é o profissional que realiza procedimentos de depilação da face e do corpo em diversos tipos de públicos, considerando as características, necessidades e preferências do cliente. Ele atende clientes, realiza procedimentos de higienização e preparação da pele, aplicando técnicas de epilação e depilação de forma personalizada, utilizando tendências para valorizar as características individuais. Além disso, organiza seu ambiente de trabalho e gerencia seu negócio, identificando oportunidades e desenvolvendo estratégias para ampliar sua presença no mercado.
O Depilador atua atividades em salões de beleza, clínicas estéticas, SPA, entre outros. Trabalha como empreendedor ou profissional contratado e interage com fornecedores e demais profissionais do estabelecimento.
O profissional formado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e o exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e a capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Ambiente e Saúde e pertence ao segmento de Beleza. No Brasil, o exercício profissional é regulamentado pela Lei nº 12.592/2012 de 18 de janeiro de 2012.
Resumo do que vou aprender neste curso:
Gerenciar negócios de beleza.
Organizar o ambiente e processos de trabalho.
Realizar depilação facial e corporal.
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