Publicado: 25/02/25 às 17h16
Com mediação das empresas, equipes podem acessar gratuitamente cursos atualizados e conteúdos estratégicos
Com lançamento na sede da federação na manhã desta terça-feira, 25, a Fecomércio Tocantins, por meio do Senac, anunciou a implementação do projeto nacional Senac Empresas. A iniciativa destaca o papel do Senac na construção de práticas comerciais de relacionamento com o setor empresarial e cria condições para que o trabalhador se qualifique por meio da instituição.
O ambiente virtual Senac Empresas, criado sob medida para atender as necessidades do setor produtivo brasileiro, foi reformulado e oferece novas soluções de educação e capacitação profissional. Durante a cerimônia, a diretora regional do Senac, Cláudia Oneide Silva, destacou que “o projeto foi reformulado para atender melhor às necessidades do setor produtivo e agora a plataforma oferece mais cursos gratuitos, com conteúdos exclusivos e acesso a eventos estratégicos. A ideia é facilitar e democratizar o acesso, assim o colaborador pode acessar os cursos de dentro da empresa ou onde ele desejar estar”. Na sequência, a gerente comercial do Senac, Lúcia Córdula, fez a exposição da plataforma, apresentando recursos e funcionalidades.
O empresário e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas, Silvan Portilho, entende como oportuno o momento em que o projeto é disponibilizado aos empresários locais. “Segundo dados do SPC Brasil, em Palmas tivemos uma redução de 6% em 2024 em relação às vendas de 2023, então isso já acende uma luz para que a gente invista em capacitação. O que vimos aqui hoje é que o programa do Senac vem justamente para nos ajudar nisso: capacitar nossos funcionários, com a possibilidade de que tudo seja on-line ou dentro das nossas empresas”.
Bate-papo com Luiz Alberto Marinho
Conduzido pela coordenadora de comunicação do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Tocantins, Camila Takahashi, também fez parte da programação do lançamento um bate-papo com o especialista em varejo, Luiz Alberto Marinho. Na agenda, uma das contribuições do publicitário disse respeito ao modo como os empresários se comportam na seleção e retenção de talentos, dialogando com o proposto pelo projeto Senac Empresas. Segundo ele, “a gestão de pessoas é tão difícil quanto essencial. Estamos diante de um cenário de profundas e constantes transformações e isso afeta os nossos negócios e as pessoas, que estão repensando o seu propósito como profissionais e em relação as suas carreiras. A maneira como a gente recruta, treina e retém talentos precisa de atenção, a gente muitas vezes continua fazendo o mesmo que fazia no passado e para isso vale a frase: fazer o mesmo e esperar resultados diferentes é um equívoco”, pontuou.
Estiveram presentes o secretário executivo da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, Elenil da Penha, o secretário executivo da Agência de Turismo de Palmas, Rafael Felipe, o conselheiro do Sesc e Senac e diretor sindical da Fecomércio, Rubens Pereira da Luz, a presidente da Associação Tocantinense de Supermercados e CMEG, Maria de Fátima de Jesus, o presidente do Conselho Empresarial de Turismo, Marcelo Perim, e o presidente da Faciet, Fabiano do Vale.
Sobre o Senac
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Com foco na educação profissional, hoje o Senac está presente em mais de 1.800 municípios, de Norte a Sul do Brasil, onde mantém infraestrutura de ponta composta por mais de 600 unidades escolares, empresas pedagógicas e unidades móveis.
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