Tocantins representa Senac em evento nacional

O único projeto do Senac Brasil que participará da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace é do Tocantins. Durante os dias 19 a 22 de março, em São Paulo-SP, no Campus da USP, acontece o evento, que é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos.

Desenvolvido no Senac Palmas, o projeto Papaga.io é um protótipo de um robô de conversação (chatbot) para a internet, composto por uma rede neural de informações sobre o turismo do Tocantins. Os membros responsáveis pela sua elaboração são o aluno da Aprendizagem em Serviços de Supermercado, Alan Pereira de Souza, o instrutor Vagner Cassol (Orientador) e Leandro Dias Costa (Coorientador).

O aluno Allan Pereira de Souza, 17 anos, conta como o projeto nasceu. “Eu e um amigo queríamos criar um totem que mostrasse a estrutura do supermercado que é muito grande. Depois focamos no Turismo e criamos um chatbot que podíamos conversar com as pessoas de forma eficiente”, explica, destacando o suporte do instrutor do Senac, Vagner, que auxiliou no projeto com novos conhecimentos, como a programação.

Fecit
Com este projeto, o Senac ganhou o primeiro lugar na Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (FECIT 2018).

Papaga.io
Esta ferramenta interage com humanos através de uma página de internet ou rede social, estabelecendo uma conversa similar a dois seres humanos conversando. O objetivo é responder perguntas sobre o turismo do Tocantins, através da conversação via dispositivo.