Redesat e Senac realizam curso para profissionais da comunicação

Elaboração, planejamento e gestão de mídias digitais, com ênfase na produção de conteúdos voltados para a plataforma web/redes sociais. Este é o principal objetivo do projeto “REDESAT E SENAC – ANTENADOS COM O NOVO MERCADO / COMUNICAÇÃO E CONTEÚDO PARA MÍDIAS DIGITAIS”, que tem como proposta ministrar um curso com quatro módulos independentes, mas complementares, voltados para os profissionais de Comunicação Social que atuam nas plataformas da web/redes sociais.

A iniciativa nasce da preocupação da Fundação Radiodifusão Educativa do Estado do Tocantins (Redesat) em aprimorar as competências profissionais dos seus servidores que atuam na produção de conteúdos nas diferentes plataformas que a emissora tem: TV, rádio e web.

No intuito de ampliar esse aprimoramento ao mercado do Tocantins e aos profissionais comunicadores interessados, a Redesat buscou parceria com o Senac Tocantins, instituição de renome em qualificação, que integra o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, e que oferece as melhores soluções em educação profissional para o setor de comércio de bens, serviços e turismo, por meio da oferta dos cursos de aperfeiçoamento.

Para a presidente da Redesat, jornalista Gizeli Bertollo, o curso vai ao encontro com o novo cenário comunicacional, que exige instantaneidade sem perder a qualidade dos conteúdos. “É nesse cenário de convergência, em que os conteúdos circulam por meio de múltiplas plataformas e, que os públicos, cada vez mais migratórios e também produtores de conteúdo, buscam informação a partir de inúmeros caminhos, que o profissional de comunicação precisa se reinventar e reforçar o seu papel nesse complexo ecossistema midiático”, pontua a comunicadora. A presidente complementa que essa iniciativa faz parte de um projeto maior, voltado para o aprimoramento dos servidores da Redesat, e atende a um pedido do Governador Marcelo Miranda, que acredita na relevância da comunicação pública com qualidade. “A nossa Redesat tem crescido e levado informações para os tocantinenses, de norte a sul. Estamos investindo em equipamentos nas emissoras da Redesat e vamos investir também no humano, capacitar a equipe para o novo momento da comunicação, a era digital, que é cada vez mais exigente”, reforça o governador.

A diretora Regional do Senac, Lunáh Brito Gomes, destaca a importância da parceria. “Levar educação profissional de qualidade para os tocantinenses faz parte da nossa missão e essas parcerias são fundamentais para nossa atuação, principalmente nesse segmento tão importante que é a comunicação, destaca Lunáh.

Antenados com o Novo Mercado / Comunicação e Conteúdo para Mídias Digitais

Nessa primeira etapa serão ofertados quatro módulos, totalizando cerca de 120 horas/aula. Dentro do conteúdo programático do projeto será discutido sobre mídias digitais, como as mais utilizadas - Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, assim como os públicos dessas plataformas. Tudo, visando aperfeiçoar os profissionais do marketing que atuam com a produção de conteúdo dessas plataformas e seus direcionamentos estratégicos.

Na área de vídeos para as mídias digitais, os participantes saberão sobre noções de equipamentos, técnicas de gravação, produção de lives, selfie para redes sociais, entre outros. O propósito será aprimorar as competências relacionadas à utilização de equipamentos mobiles e câmeras fotográficas, bem como edição de material de qualidade no âmbito da produção de conteúdo e vídeos profissionais para mídias digitais.

Quem atua na criação e redação publicitária para redes sociais, aprimorará suas competências relacionadas à produção de conteúdo para mídias digitais ao estudar conceitos de criatividade e fases do processo criativo, o cliente, concorrência, target da campanha e entre outros pontos, os apelos racional e emocional.

Também o design e produção de posts para redes sociais serão estudados durante o curso. Photoshop, Coreldraw, noções de enquadramento, serão trabalhados na teoria e na prática durante o os cursos contemplados pelo projeto.

Módulo 1- Planejamento e estratégias de conteúdos para mídias digitais

O projeto será inaugurado com o módulo Planejamento e estratégias de conteúdos para mídias digitais. Para atender a tamanha responsabilidade, as empresas parceiras no projetotrazem o especialista em Marketing, Comunicação de Mídia Digital, Leonardo Diogo Silva, vice presidente da Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi-GO). Em entrevista à assessoria de comunicação da Redesat, Silva observou que as empresas e as pessoas estão passando por um processo muito importante, que é a transformação digital. “Refiro-me à transformação digital em todas as esferas: tanto nas áreas das empresas quanto nos processos, quanto no desenvolvimento humano”, disse ele ao referir que o curso vai abordar sobre estratégias de metodologias e práticas de conteúdos e práticas em mídias digitais, visa explorar todas as potencialidades das principais plataformas e também, algumas técnicas materiais e mercadologias sobre essas mídias sociais e sobre os conteúdos que nelas podem ser postados e podem ser trabalhados. “Eu poderia dizer que este curso tem como princípio básico e claro, trazer justamente todos os recursos mercadológicos a respeito dos principais canais sociais, trazer todos os conceitos de abordagens de campanhas, práticas de abordagens, ferramentas que vão ajudar esses profissionais no dia a dia, na produção e curadoria de conteúdos e inclusive também numa parte, que toco sobre esse assunto, o monitoramento e possíveis gestões de crises, que acabam atingindo tanto o setor público quanto, quanto o setor privado. Vou levar cases, boas práticas, metodologias, ferramentas e a parte mercadológica; a gente sabe que as mídias sociais estão em constante transformação. Então se você tem um conceito de um ano atrás. Pode ter certeza que agora são novos formatos, novas visibilidades, novas audiências novas mídias; não existe mais a hegemonia de um canal só de mídia social que prevalece. É importante ter a noção do todo, ou seja, global, para aí então aplicar as nossas ações locais”, destaca o professor.

Perfil Profissional

Leonardo Diogo Silva é especialista em Marketing, Comunicação e Mídia Digital; Publicitário, com MBA em Gestão de Projetos e PDD pela Fundação Dom Cabral. Certificado pela Google e Hubspot como profissional em publicidade online (GAP) e Inbound Marketing. Atualmente, Silva responde pela vice-presidência da Associação Brasileira dos Agentes Digitais no Estado de Goiás (Abradi-GO). Ele é Coordenador de MBA e professor de diversas instituições de ensino em cursos presenciais, in, Company e de Aperfeiçoamento Profissional na área de Mídias Digitais em todo o país. É também fundador da empresa “Novas Digitais” que fornece consultorias, pesquisas e capacitações para o mercado.

Inscrições

As inscrições estão abertas no Senac, por meio do telefone 3219-1600. O curso pode ser parcelado no cartão de crédito e quem adquirir todos os módulos contará com desconto de 15% no valor total. Para quem adquirir o curso via CNPJ, o desconto é de 10%. Vale ressaltar que os descontos não são cumulativos e que as vagas são limitadas.

Os cursos serão ministrados aos finais de semana para facilitar o acesso dos profissionais de comunicação que não residem na Capital. 

Programação



Turma: 290/2018 
Planejamento e estratégias de Conteúdos para Midias Digitais 
Data do curso: 06/04/2018 a 08/04/2018 
Local do Curso : CEP Palmas 
Dias da semana : sexta-feira (tarde), sábado (manhã e tarde) e domingo (manhã)
Investimento : R$ 390,00 - 7 x R$ 55,71 cartão de credito 
Horários:
06/04: 14h às 18h
07/04: 08h às 12h e das 14h às 18h
08/04: 08h às 12h

Turma: 291/2018 
Produção de Vídeos para Mídias Digitais 
Data do curso: 13/04/2018 a 29/04/2018
Local do Curso : CEP Palmas / Redesat
Dias da semana : sexta-feira, sábado e domingo 
Investimento : R$ 450,00 - 5 x R$ 50,00 cartão de credito
Horários:
13/04 das 14h às 18 e das 19 às 22h
14/04 08h às 12h e das 14h às 18h
20/04 das 14h às 18h
27/04 das 14h às 18h
29/04 das 08h às 12h

Turma: 292/2018 
Criação e Redação Publicitária para Redes Sociais 
Data do curso: 11/05/2018 a 13/05/2018
Local do Curso : CEP Palmas 
Dias da semana : sexta-feira, sábado e domingo 
Investimento : R$ 150,00 - 3 x R$ 50,00 cartão de credito
Horários:
11/05: 13h às 17h e 18h às 22h
12/05: 08 às 12h e das 14 às 18h
13/05: das 08 às 12h

Turma: 293/2018 
Design e Produção de Post para Redes Sociais 
Data do curso: 15/06/2018 a 17/06/2018
Local do Curso : CEP Palmas 
Dias da semana : sexta-feira, sábado e domingo 
Investimento : R$ 150,00 - 3 x R$ 50,00 cartão de credito
Horários:
15/06: 14h às 18h e das 19h às 23h
16/06: 08 às 12h e das 14h às 18h
17/06: 08h às 12h

(Fonte: http://96fm.to.gov.br/noticia/2018/3/15/redesat-e-senac-realizam-curso-para-profissionais-da-comunicacao-/)